O fim da Internet e o futuro do seu negócio

A polêmica afirmação do ex-CEO do Google pode dizer muito sobre o futuro do seu negócio.

  • Data: 29 de Janeiro de 2015

Diversos portais de notícia têm publicado a polêmica afirmação de Eric Schmidt, ex-diretor executivo do Google, sobre o fim da Internet. É evidente que fora de contexto, tal afirmação soa descabida, mas acho que, dado o atual cenário, o que ele quis dizer faz todo o sentido. Não estamos falando de um fim absoluto, mas sim de um crescimento tão grande que será impossível desassociar a dita Internet do mundo offline que conhecemos. A tendência é que tudo seja uma coisa só.

Ainda temos dois terços da população mundial sem acesso à Internet, mas esse cenário deve mudar bastante com o acesso a tecnologias mais baratas, como smartphones de baixo custo. Mais e mais serviços tendem-se a se tornar digitais e novos hábitos de consumo dão espaço para essa migração. Gosto de citar os bancos que há pouco tempo atrás resumiam-se a atendimento cara a cara na agência e hoje está quase onipresente em celulares. Você mesmo acessa aspectos da sua conta, faz transações e consultas sozinho. Hoje entramos em um site de compras e visualizamos os produtos que queremos, sejam roupas, livros, eletrônicos, até carros, e fazemos nossa própria pesquisa sobre as características do produto tornando dispensável a figura do vendedor. E como Cezar Taurion disse de forma muito inteligente em seu artigo do IDGNow!, “com isso toda empresa será, de alguma forma, uma empresa de tecnologia, de Internet”.

O futuro e a nova Internet

Em outro post, falamos sobre as tendências de TI para 2015. Big data e Internet das Coisas são elementos que demonstram um pouco do futuro. Google Glass, Microsoft HoloLens, Apple Watch, grandes empresas de tecnologia já estão investindo em objetos vestíveis que desenvolvam nossa interação com informações. Ao mesmo tempo, empresas como LG, Samsung e Panasonic vêm trabalhando bastante para formatar as tecnologias por trás da Internet das Coisas. “Estaremos interagindo com elas sem mesmo senti-las, elas serão parte da nossa presença o tempo inteiro”, afirmou Schmidt no World Economic Forum, em Davos.

Num exercício de futurologia, podemos afirmar que seu carro vai te avisar onde ele ficou parado no estacionamento do shopping, sua geladeira vai encomendar sozinha as compras do mês, sua cama pode medir a qualidade do seu sono ou então, algo como o Nest já faz, seus hábitos definem a temperatura de sua casa, otimizando ao máximo seus gastos de energia com ar condicionado.

EDIÇÃO: 16h12 de 29/01/2015
Poucos instantes depois de publicar essa postagem, eu descobri essa matéria da Exame falando sobre um lençol inteligente que tranca sua casa e apaga as luzes para você quando você vai dormir. Não é a toa, essas novas tecnologias estão aparecendo aos montes por aí.

Mas não só falando de novos aparatos inteligentes, áreas que antes pareciam ser exclusivamente do meio offline, como os serviços, agora inevitavelmente precisam começar a pensar em como aderir a essas tecnologias e devem se beneficiar muito desses avanços. Mais ainda, os seus clientes devem perceber o valor agregado que um serviço pioneiro e diferenciado tem em suas vidas. Veja que não estamos mais falando de um simples site próprio, mas toda uma nova forma de prestação de serviço online, agilizando processos e se destacando do mercado. A Internet está mudando bem como as pessoas que a utilizam. Fique atento a esses novos comportamentos e tenha em mente que a tecnologia pode ser um aliado precioso no avanço de seu negócio.

Soluções MBR11


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