Estudo de Caso: Assistência Remota e Presencial para a Azevedo Advocacia
Estima-se que há uma redução de pelo menos 40% no custo da manutenção da estrutura de TI da empresa
- Data: 05 de Fevereiro de 2015
Será que vale a pena contratar uma empresa para cuidar da tecnologia da sua empresa? Uma dúvida recorrente para gestores é se vale a pena arcar com o investimento de um plano mensal de suporte técnico para manutenção de computadores. É um erro pensar que esse valor é, na verdade, um custo.
Uma equipe profissional deve diminuir sua necessidade de atendimentos presenciais, reduzindo o tempo que sua empresa fica parada esperando pela solução do problema. Além disso, o planejamento adequado e a documentação constante previne que novos problemas surjam posteriormente. Dessa forma, fazer o mesmo tipo de manutenção de forma avulsa acaba saindo muito mais caro do que ter um plano contratado.
O caso Azevedo Advocacia
Esse foi o caso da Azevedo Advocacia, antiga ASV Advogados, um escritório de advocacia localizado em Porto Belo, SC. Apesar de ser uma empresa pequena com apenas 4 computadores, ela precisava de um pouco mais de atenção para sua estrutura. Entre atendimentos para solução de problemas corriqueiros e consertos de equipamentos, estima-se que o custo mensal médio era de R$ 250,00, ou R$ 3.000,00 ao ano.
E estamos falando de problemas simples, uma impressora mal configurada, ou um computador que precisa ser formatado. Sempre que aparecia uma demanda dessa, era necessário chamar um técnico que cobra por deslocamento e hora técnica.
Esse valor diz respeito apenas aos custos envolvidos na manutenção de seus equipamentos, desconsiderando outras perdas inestimáveis com a empresa parada. Ficar sem computador por alguns dias, que era o que os técnicos pediam, acabava afetando a produtividade do negócio.
A demora na solução e o custo elevado acabaram sendo as principais motivações para que o sócio José Olmiro Lemos de Azevedo considerasse uma alternativa.
Tendo sua infraestrutura avaliada profissionalmente pela equipe da MBR11, constatou-se que o plano de suporte técnico seria excelente para sua necessidade. Contratou-se então os serviços de assistência remota e assistência presencial, o pacote Prata do Suporte Técnico, em março de 2014.
Assistência Remota e Presencial
Hoje a MBR11 atende, em média, 2 a 3 chamados de suporte por mês para a empresa, e fazendo-se uma conta rápida, estima-se que há uma redução de pelo menos 40% no custo da manutenção da estrutura de TI da empresa. Sendo um escritório pequeno, essa economia representa uma considerável diferença em seu orçamento.
Mas é importante ressaltar no início do contrato essa média orbitava entre 7 e 8 chamados mensais, mesmo tendo apenas dois computadores na época. Efetuou-se um trabalho de longo prazo para melhora na eficiência de seus ativos permitindo que a necessidade de atendimento diminuísse drasticamente. Também deve-se mencionar outro ganho para o negócio: a estabilidade financeira de saber exatamente quanto será investido ao longo do contrato. Caso ocorra alguma situação que a empresa precise de mais atendimentos em um mês, ele continua pagando o mesmo valor de seu plano, sem nenhum adicional.
O tempo necessário para resolução dos problemas, hoje, é inferior a 1 hora em atendimentos remotos e leva no máximo 12 horas quando é necessário o deslocamento para manutenção presencial do técnico. Quase 90% dos chamados são resolvidos em poucos momentos através da assistência remota, economizando o tempo perdido no deslocamento de técnicos.
“Antes da MBR11, eu utilizava serviços avulsos com técnicos de capacidade duvidosa e cujo tempo de atendimento não era satisfatório. As diferenças do atendimento e do serviço que tinha antes e depois de contratar a MBR11 é a atuação preventiva, resposta de atendimento imediata, solução ágil e a contento. Na maioria das vezes, em menos de uma hora o caso está solucionado.” – José Olmiro Lemos de Azevedo, Advogado.