WiFi em empresas: o que você precisa saber antes de oferecer Internet para seus clientes
Internet de graça para clientes é uma forma de fidelizá-los, mas lembre-se de cuidar com a segurança
- Data: 31 de Julho de 2015
Em tempos de TripAdvisor, Foursquare, Twitter e Instagram, uma empresa pode tirar muito proveito do marketing viral que seus produtos e serviços podem gerar no meio online. Fotos, comentário, chekins… Os consumidores estão cada vez mais conectados e querem dizer para todo mundo que estão desfrutando de um bom serviço. Uma pesquisa do início do ano mostrou que, em Nova York, 28% dos varejistas aumentaram a fidelidade de seus cliente porque oferecem Internet para eles. Lá, 82% dos varejos de médio e grande porte já oferecem WiFi grátis e, apesar dessa realidade ainda ser bem diferente do Brasil, podemos nos espelhar e esperar resultados semelhantes.
Hotéis, restaurantes e atrações turísticas são os negócios que mais precisam dedicar um pouco de atenção ao WiFi de seus clientes. Esse tipo de estabelecimento depende da imagem que seu serviço tem e uma foto no Instagram pode ser o motivo de mais clientes se interessarem pelo cardápio sofisticado de um bom restaurante, por exemplo. Mas qualquer tipo de varejo pode pensar nessa comodidade para seus frequentadores como shoppings, lojas, prestadores de serviço e outros.
Os cuidados ao oferecer WiFi em empresas
Apesar de muito benéfico para seus negócios, as empresas devem atentar para alguns fatores antes de liberar sua conexão a todos os seus visitantes. O WiFi em empresas costuma fazer parte da rede corporativa e, por causa disso, dados sigilosos estão sujeitos a risco quando expostos em uma rede pública. Da mesma forma, algum criminoso pode se aproveitar da rede aberta para cometer ações ilegais sem ser rastreado. Por fim, é preciso tomar cuidado para que os visitantes não consumam mais Internet que os funcionários, prejudicando o desempenho da empresa.
Soluções
Ao configurar sua rede, a empresa pode montar duas redes WiFi separadas. Seus funcionários acessam uma enquanto os visitantes acessam a outra. A primeira rede, privada, é protegida por senha e controle de usuários. Assim só os funcionários trafegam nela, protegendo suas informações. Inclusive, é possível ocultar essa rede para que nenhum cliente tente se conectar.
Já na rede pública, outros cuidados podem ser tomados. É possível limitar a banda para que nenhum visitante decida baixar arquivos muito pesados ou acessar conteúdo indevido. Também é importante lembrar que o dono do estabelecimento é responsável pelo que é feito em sua rede. Portanto, para evitar problemas legais com o WiFi grátis, o dono pode configurar um pré-cadastro de seus usuários. Existem ferramentas simples em que o cliente, ao conectar, informa seu CPF e alguns dados e rapidamente pode acessar a Internet. E isso é bem melhor do que simplesmente proteger a rede com uma senha que os fregueses sempre tem que pedir.
Mas como se proteger dos espertinhos que usam sua Internet de graça sem consumir? Além do cadastro é possível limitar o horário de funcionamento da rede para o mesmo do seu estabelecimento ou investir em equipamentos que delimitam a rede para funcionar apenas dentro do ambiente estabelecido.
Faça bem feito
Você, em seu negócio, oferece WiFi de graça para seus visitantes? Sim? Saiba que você já está um passo além de seus concorrentes. Mas não basta só fazer, é importante se preocupar com sua segurança e a comodidade de seus clientes. Na hora de montar sua rede, planeje e pense em como será o uso dela e quais são suas necessidades. Vale a pena investir em equipamentos um pouco mais configuráveis, mas mesmo equipamentos simples e baratos podem servir ao seu negócio. E, já que eles têm Internet, não se esqueça de incentivar o uso de redes sociais em sua empresa.
Falando em redes sociais, você já nos segue no Facebook? Acesse lá e acompanhe nossas matérias do blog para saber mais sobre como usar tecnologia em sua empresa.